Tuesday, May 31, 2011

Belém

Lisboa é uma cidade de vários encantos, são suas ruas de pedra, o Castelo São Jorge imponente ao alto, seus anciãos sentado nas portas de suas casas. Lisboa é realmente peculiar, e trás tudo o que a calma vida de uma cidade de interior pode trazer numa metrópole européia.

Belém faz parte de um dos encantos de Lisboa, afastado do centro a região fica às margens do Rio Tejo, parte onde tem os portos e na sua época de colonização eram de onde os barcos partiam. Sempre que pensamos em Portugal pensamos na Torre de Belém e é nessa região que você pode descobrir um pedaço histórico de Lisboa.


A Torre de Belém o maior marco histórico e turístico de Belém, fica um ponto depois do cais de belém. Monumento imponente que foi construído para ser uma fortaleza, e marco do nacionalismo português, encanta ainda mas a parte do "terraço do forte" que fica no primeiro andar, aonde se pode ver a beleza do Rio Tejo e quase imaginar a época das colonizações e os barcos saindo do porto.


Belém não é só a Torre como muita gente pensa. Em Belém a poucos metrôs da Torre se encontra o Mosteiro dos Jerônimos, datado de 1500 o monastério levou mais de um século para ser construído. O Mosteiro tem uma arquitetura incrível e em suas capelas existem muitos túmulos como os de Luis Vaz de Camões e Vasco da Gama. Simplesmente vale a pena visitar pela arquitetura e visitar o claustro.

Belém tem muitos museus como também o Museu Nacional dos Coches e o Museu Nacional de Arqueologia. Não consegui visitar nenhum desses museus, preferi ir na Torre de Belém e no Mosteiro dos Jerônimos que levou uma boa parte do meu dia, mas o Museu de Arqueologia pareceu ser bem grande e a visita pode levar algumas horas do seu dia, só a fachada tem um aspecto bem interessante.

Não deixe de passar no Monumento ao Descobrimento, feito às margens do Tejo homenageando ao expansionismo e descobertas dos Portugueses.


Para terminar o passeio por Belém, inevitável comer o tradicional "Pastelzinho de Belém" o nome do doce dá nome ao restaurante e se prepare para a fila, mas que vale a pena. O pastéis saem a toda hora e bem quentinhos, melhor já comprar mais do que um porque com certeza você irá querer comer mais do que um. A pastelaria aberta em 1837, segue a tradição dos seus pastéis conhecidos no mundo inteiro. E o melhor não são caros! A casa também oferece chás, cafés e outros tipos de doces e pães.


Lisboa é uma jóia dos portugueses e Belém é um retorno à história não só portuguesa, mas a nossa também história, tradições e sentir a doce calma portuguesa que é tão estônteante.

.:COMO CHEGAR EM BELÉM:.
O melhor meio de se chegar é de metrô
Pegue a linha verde e desça em Cais de Sodré
Em Cais de Sodré você irá sair da estação e seguir em direção ao "Interface com caminho de trilhos", uma espécie de bondinho (existe sinalização para chegar até o terminal). Descer em Belém, quarta estação desde Cais de Sodré.

.:MONUMENTOS:.
Torre de Belém e Mosteiro dos Jerônimos
Outubro a Abril
Das 10h00 às 17h30 (última entrada às 17h00)
Maio a Setembro
Das 10h00 às 18h30 (última entrada às 18h00)
Fechado às segundas-feiras, 1 de dezembro, Domingo de Páscoa, 1 de maio e 25 de dezembro.

Entrada: € 5, gratuito aos domingos e feriados com admissões até as 14hs.

SITE: Torre de Belém e Mosteiro dos Jerônimos

.:PASTELARIA DE BELÉM:.
Endereço:
Rua de Belém, no 84 a 92
Belém Lisboa

SITE: Pastel de Belém

fotos por Dani Romeu


No comments: