Saturday, October 25, 2008

Guia Prático para Viajantes!

1. Não entre em pânico: os riscos de alguma coisa dar errado no meio da viagem são enormes, pense que pode acontecer algo bem pior mais adiante.

2. Se perder é mais fácil do que se achar: ter calma, é uma espécie de palavras mágicas, e se perder em viagem é a coisa mais fácil de acontecer, principalmente quando você tem certeza de onde está, daí você vira á direita ao invés de ir pra esquerda na esquina com a casa amarela, e daí você tem a certeza de que se perdeu. É só ter calma, parar, aproveita já toma um suco, ou um café, abra o mapa e veja aonde você errou, daí é recomeçar o caminho.

3. Não tenha preguiça: Andar além de fazer bem pra saúde, quando você viaja é a melhor forma de exploração, por isso a preguiça tem que ficar em casa, ou melhor deixa no hostel e pega na hora que for embora, vai que você andando encontra coisas mais fascinantes do que você esperava.

4. Prepare-se para compartilhar: Pra quem está disposto em não gastar muito e quer ficar em albergues, tem que estar preparado para compartilhar. Lógico que você não vai ter que dividir a cama com alguém, mas é sempre bom levar dicas de educação básica. Você estará dividindo o quarto com pessoas, então não encomode as outras, principalmente quando elas tiverem dormindo e você tem que arrumar malas às 5 da manhã, bagunça sempre existe mas tente ter uma bagunça organizada, outras pessoas irão usar o banheiro depois de você então tente não sujar muito, lave sempre os pratos e utensílios que você utilizar quando usar a cozinha do hostel, faça amizades, não a lugar melhor para conhecer pessoas com o mesmo objetivo que você e que já conheçam um pouco do lugar e possa te acompanhar. Afinal o melhor de viajar é compartilhar memórias.

5. Não tenha do das pessoas: Fazer amizades, conhecer pessoas novas mesmo que só pra uma conversa são as melhores lembranças que você pode trazer com você. Geralmente mochieiros são as pessoas mais receptivas que você pode conhecer, todos estão sempre sorrindo e cumprimentando outros, chamando pra sair e conhecer a cidade juntos, por isso não há razão para ter medo de falar com as pessoas. Ainda mais as pessoas que viajam sozinhas, sempre é bom ter alguém com quem conversar.

6. Entre para o Facebook: como um Orkut dos Gringos é uma ótima forma para manter contato com os amigos feitos durante a viagem.

7. Não sinta vergonha: vergonha é uma das coisas que podem mais te atrapalhar numa viagem, então esqueça. Se jogue em tudo o que você queira fazer, no pior dos casos, pense que ninguém te conhece e que provavelmente você não vai ver nenhuma daquelas pessoas no dia seguinte.

8. No final das contas, a mala tem outras serventias: Começando a viagem nossa mala está intacta, linda!! É só esperar uns dias que você desiste de tentar deixa-lá imaculada. Mala tem outras serventias maravilhosas como por exemplo, usar a mala como travesseiro, banco, apoio para os pés, reservar lugar na fila. É são esses os melhores motivos, principalmente quando você está num terminal de ônibus no meio da madrugada e e seu ônibus atrasa mais uma hora, tudo estaria perdido se você não estivesse com sua super mala para tirar uma soneca.

9. Seja regional: durante a viagem tente se adequar a vida na região que você estiver, experimente comidas típicas, se envolva com as pessoas da região, tente ir a lugares menos turistícos, pergunte sobre as tradições. Na hora pode parecer terrível, mas depois quando você lembrar, você vai se sentir até orgulhoso de ter comido uma comida estranha em um certo lugar.

10. Tire Fotos: tirar fotos é uma das melhores lembranças, é uma lembrança tátil que você pode ver e dividir com seus amigos na hora de voltar.








Fotos por: Dani Romeu

(1) Dançando Tango, Buenos Aires, Argentina, (2) Depois de Perder o Trem para ir para NYC em Niagara Falls, Canadá, (3) Amigos em New York, USA (4) Fazendo "Cup-a-soup" no Hostel em Quebec, Canadá, (5) Perdida em Montréal, Canadá, (6) Experimentando "Poutine" em Montgomency, Canadá, (7) Tirando Fotos em Harvard, Cambridge, USA

Monday, October 13, 2008

Viajar é...

"Viajar, conhecer países, expandir conhecimentos". Não posso dizer que eu me lembro de onde eu escutei essa definição sobre viagem, pode ter sido no dicionario ou até mesmo em um comercial, mas o que pe viagem para cada um de nós que se atreve a encontrar o desconhecido?
Minha primeira viagem internacional eu tinha oito anos de iadade e foi no momento em que eu pisei no aeroporto que observei que o mundo ia muito mais além do eu imaginava e que depedende, única e exclusivamente de nós, de conseguir observá-lo ou não.
Dez anos depois, decidi enfrentar esse mundo de que tanto eu ouvia falar e vi que os riscos e experiências vão além do que eu poderia pensar, foi ai que eu pude descobrir a diferença entre ser "turista" e ser "viajante". É nesse momento que você define em ver a paisagem ou admirar o que está em torno de você, entre tirar uma simples foto ou ter a lembrança de estar naquele lugar, entre lembrar o gosto de uma comida típica ou lembrar que já experimentou algo.
É por esses motivosque para mim VIAJAR é muito mais que conhecer países, é poder criar raízes em lugares distantes, conversar em idiomas que você pouco conhece e com pesssoas que você pouco entende, chegar até (na maioria das vezes) há não entender o que está se passando, ser grato por estar naquele lugar, fazer amizades por toda uma viagem, rir mais do que pensar que está cansado, ser feliz a cada momento, até mesmo quando você caiu na trilha, perdeu a chave da bicicleta, perdeu o trem e perdeu o café da manhã, rir das situações, paciência em ficar esperando o avião que atrasa, acostumar a dormir em lobbys de rodoviárias e estações de trens, simplesmente ter a coragem de partir, simplesmente ser viajante.


fotos por Dani Romeu
*Salvador-BA - Brasil*
(1) Pôr do Sol no Farol Da Barra, (2) Eu com uma Baiana em trajes típicos, (3) "Havaianas, sol, mar e calor...Bahia" foto tirada do Morro do Cristo na Barra, (4) Fitinhas com pedidos na portão da Igreja do Senhor do Bonfim

Wednesday, October 8, 2008

FRASES DE MOCHILEIRO


São tantas citações e frases que embalam a vida dos mochileiros, e a muitas delas são de Amyr Klink, aventureiro e velejador brasileiro, aqui vai uma de suas citações que encontrei num site de viajantes.

"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou tv. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não como simplesmente como é ou pode ser que nos faz professores e doutores de que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver." Amyr Klink

foto por Dani Romeu
*Chegando em Montréal-Canadá*

Sunday, October 5, 2008

Niagara Falls - Canada - julho/07

Welcome a board...


"Welcome a board..", quantas vezes enquanto viajamos escutamos essa célebre frase. Foi com esse espírito de viagem que queria começar esse blog. É o mesmo espírito de aventura e novas descobertas que os viajantes e mochileiros gostam de embarcar em uma viagem. E que por quantas coisas conseguimos passar em uma única viagem. Quase impossível de se contar. Esse blog, é um relato de viagens, partilha de experiências e memórias visuais, assim dizendo pelas milhares de fotos que coleciono de minha pobre câmera cansada.
Falando um pouquinho sobre mim, eu sou formada em Técnica em Turismo pela ETESP, e fiz o curso de Turismo pensando que assim eu poderia viajar o mundo. Claro que não foi bem assim, porém em Maio de 2006, quando fiz 18 anos, fiz a minha primeira viagem como "gente grande", de "gente grande" porque estava sozinha, não falava o idioma, não sabia o que iria encontrar. Essa primeira viagem foi para Buenos Aires na Argentina, e mudou minha vida. Foi como se minha mente tivesse aberto para um mundo que eu não tinha nem nos meus sonhos. Depois disso, viajei pelo Brasil, indo para Ilha Bela (SP), Belo Horizonte e Ouro Preto (MG), Salvador (BA). Em fevereiro de 2007 me mudei para Nova Yorque onde passei o último ano e meio, também pude viajar para Boston,Niagara Falls NY, Washington D.C, New Jersey, e pelo Canadá, passando por Niagara Falls, Niagara-on-the-lake, Toronto, Ottawa, Montréal e Québec. E como mochileira estou sempre "on the road", isso não é nem o começo. Por todos esses lugares que passei você pode ver que tenho uma grande experiência em vários tipos de encrenca de todos os tipos.
O nome "Mochileira On The Road" vem de uma designação simples e até mesmo curiosa, "mochileira", porque segundo uma amiga durante uma conversa, as palavras terminadas em 'eira' sempre designam coisas de pouco prestigio, assim se você, como exemplo, fazer associação do 'eira' em algumas profissões e palavras poderá entender. Mas o fato é que eu simplesmente AMO ser chamada de MOCHILEIRA ou TRAVELLER ou qualquer palavra que signifique viajante, sem rumo, nem destino. E o "Mochileira on the Road" é pelo simples fatos de que Mochileiros, sempre estão e sempre estarão com o PÉ NA ESTRADA.

foto por Dani Romeu