2. Se perder é mais fácil do que se achar: ter calma, é uma espécie de palavras mágicas, e se perder em viagem é a coisa mais fácil de acontecer, principalmente quando você tem certeza de onde está, daí você vira á direita ao invés de ir pra esquerda na esquina com a casa amarela, e daí você tem a certeza de que se perdeu. É só ter calma, parar, aproveita já toma um suco, ou um café, abra o mapa e veja aonde você errou, daí é recomeçar o caminho.
3. Não tenha preguiça: Andar além de fazer bem pra saúde, quando você viaja é a melhor forma de exploração, por isso a preguiça tem que ficar em casa, ou melhor deixa no hostel e pega na hora que for embora, vai que você andando encontra coisas mais fascinantes do que você esperava.
4. Prepare-se para compartilhar: Pra quem está disposto em não gastar muito e quer ficar em albergues, tem que estar preparado para compartilhar. Lógico que você não vai ter que dividir a cama com alguém, mas é sempre bom levar dicas de educação básica. Você estará dividindo o quarto com pessoas, então não encomode as outras, principalmente quando elas tiverem dormindo e você tem que arrumar malas às 5 da manhã, bagunça sempre existe mas tente ter uma bagunça organizada, outras pessoas irão usar o banheiro depois de você então tente não sujar muito, lave sempre os pratos e utensílios que você utilizar quando usar a cozinha do hostel, faça amizades, não a lugar melhor para conhecer pessoas com o mesmo objetivo que você e que já conheçam um pouco do lugar e possa te acompanhar. Afinal o melhor de viajar é compartilhar memórias.
5. Não tenha do das pessoas: Fazer amizades, conhecer pessoas novas mesmo que só pra uma conversa são as melhores lembranças que você pode trazer com você. Geralmente mochieiros são as pessoas mais receptivas que você pode conhecer, todos estão sempre sorrindo e cumprimentando outros, chamando pra sair e conhecer a cidade juntos, por isso não há razão para ter medo de falar com as pessoas. Ainda mais as pessoas que viajam sozinhas, sempre é bom ter alguém com quem conversar.
6. Entre para o Facebook: como um Orkut dos Gringos é uma ótima forma para manter contato com os amigos feitos durante a viagem.
7. Não sinta vergonha: vergonha é uma das coisas que podem mais te atrapalhar numa viagem, então esqueça. Se jogue em tudo o que você queira fazer, no pior dos casos, pense que ninguém te conhece e que provavelmente você não vai ver nenhuma daquelas pessoas no dia seguinte.
8. No final das contas, a mala tem outras serventias: Começando a viagem nossa mala está intacta, linda!! É só esperar uns dias que você desiste de tentar deixa-lá imaculada. Mala tem outras serventias maravilhosas como por exemplo, usar a mala como travesseiro, banco, apoio para os pés, reservar lugar na fila. É são esses os melhores motivos, principalmente quando você está num terminal de ônibus no meio da madrugada e e seu ônibus atrasa mais uma hora, tudo estaria perdido se você não estivesse com sua super mala para tirar uma soneca.
9. Seja regional: durante a viagem tente se adequar a vida na região que você estiver, experimente comidas típicas, se envolva com as pessoas da região, tente ir a lugares menos turistícos, pergunte sobre as tradições. Na hora pode parecer terrível, mas depois quando você lembrar, você vai se sentir até orgulhoso de ter comido uma comida estranha em um certo lugar.
10. Tire Fotos: tirar fotos é uma das melhores lembranças, é uma lembrança tátil que você pode ver e dividir com seus amigos na hora de voltar.
Fotos por: Dani Romeu
(1) Dançando Tango, Buenos Aires, Argentina, (2) Depois de Perder o Trem para ir para NYC em Niagara Falls, Canadá, (3) Amigos em New York, USA (4) Fazendo "Cup-a-soup" no Hostel em Quebec, Canadá, (5) Perdida em Montréal, Canadá, (6) Experimentando "Poutine" em Montgomency, Canadá, (7) Tirando Fotos em Harvard, Cambridge, USA